Fábio Medina Osório no Congresso Brasileiro de Improbidade Administrativa

O titular Medina Osório Advogados, Fábio Medina Osório, conferenciou ontem (24) no Congresso Brasileiro de Improbidade Administrativa na ENFAM, em evento coordenado pelo Diretor Geral daquela escola, Ministro Mauro Campbell (STJ) e realizado na capital federal. Medina Osório participou do painel “Prescrição nas ações de improbidade administrativa: as principais alterações proporcionadas pela Lei nº 14.230/2021”, na companhia do procurador Antônio do Passo Cabral (MPF), em mesa presidida pela Ministra Assusete Magalhães (também do STJ).

“Abordei, portanto, o tema relacionado à prescrição na Lei 8.429/92. A reforma da lei de Improbidade Administrativa trouxe significativos avanços a partir do regime jurídico Direito Administrativo Sancionador, cujas garantias institucionais, com o influxo dos princípios penais, estabelecem a retroatividade das normas mais benignas. Na minha ótica, a prescrição deve ser vista como um instituto de Direito material, relacionada ao princípio da segurança jurídica, com efeitos retroativos.

Esse instituto delimita o exercício do poder punitivo do Estado. As ações de ressarcimento ao erário, por atos dolosos de Improbidade, somente serão admissíveis a partir de descrição de condutas com dolo específico. As iniciais acusatórias que não estão ajustadas aos pressupostos exigidos pela reforma da lei de Improbidade Administrativa devem ser objeto de emenda à inicial e novos marcos prescricionais devem ser calculados. Se debruçar sobre a retroatividade da prescrição na perspectiva de um instituto de direito material pela ótica do direito administrativo sancionador. O Ministro Mauro Campbell está de parabéns pela excelente iniciativa na organização deste magnífico evento”, parabenizou.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram

Mais Posts

Traduzir

Esse site utiliza cookies para personalizar anúncios e melhorar sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.