Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Vero voluptate

Obrigado por entrar em contato, nossa equipe entrará em contato. Fique atento aos meios de comunicações informados

A inteligência artificial representa uma revolução comparável à da eletricidade

Fábio Medina Osório

07/08/2025

1 minutos de leitura

Inteligência Artificial e a Revolução do Direito: Desafios Éticos, Transformação Curricular e o Futuro da Administração Pública no Brasil

A era da inteligência artificial marca uma revolução comparável à da eletricidade, impactando profundamente todos os campos do conhecimento, especialmente o Direito. Os profissionais jurídicos precisam se adaptar a esse novo contexto, no qual a integração entre IA e inteligência humana exige monitoramento ético, padrões de auditabilidade e responsabilidade social.

A inteligência artificial amplia o acesso à justiça, otimiza direitos fundamentais, reduz litígios e facilita o acesso ao conhecimento, mas também traz riscos e desafios que precisam ser enfrentados com controle regulatório e desenvolvimento de novas ferramentas estatísticas e tecnológicas. Embora certas funções possam ser reduzidas ou extintas, a IA cria novas oportunidades e exige adaptação constante.

No Direito Administrativo, a IA acelera o atendimento à cidadania e a prestação de serviços públicos digitais, elevando a transparência e a eficiência estatal. Da mesma forma, contribui para maior auditabilidade das decisões judiciais e administrativas, além de fortalecer a consciência cidadã e o controle das arbitrariedades.

É essencial incluir o estudo da IA e da estatística nas grades curriculares desde o ensino básico, promovendo uma verdadeira revolução educacional e preparando o Brasil para os desafios e oportunidades desta nova era tecnológica.
 

Fale
Conosco

Dispomos de vários canais de atendimento para que você possa entrar em contato com nossa equipe.

Fale Conosco