Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Vero voluptate

Obrigado por entrar em contato, nossa equipe entrará em contato. Fique atento aos meios de comunicações informados

Liberdade de Expressão, Protesto e Reunião não são crimes

Em uma democracia, ideias, inclusive as mais duras, impopulares ou controversas, não são crime.

Fábio Medina Osório

19/08/2025

2 minutos de leitura

Em uma democracia, ideias, inclusive as mais duras, impopulares ou controversas, não são crime. A Constituição assegura a liberdade de expressão (art. 5º, IV e IX; art. 220), a liberdade de reunião pacífica (art. 5º, XVI) e a liberdade de associação (art. 5º, XVII e XVIII). Esses direitos também são protegidos pelo Pacto Internacional sobre Direitos Civis e Políticos (arts. 19, 21 e 22) e pela Convenção Americana de Direitos Humanos também conhecida por Pacto de São José da Costa Rica (arts. 13, 15 e 16).

Protestar pacificamente, reunir-se sem armas e criticar autoridades públicas, decisões administrativas ou judiciais e os Poderes de Estado integram a essência das democracias constitucionais. O que a Constituição não protege é a prática de violência, crimes de discriminação ou preconceito, golpe de estado, terrorismo e práticas delituosas claramente definidas em Lei. Palavras e opiniões críticas contra as instituições e autoridades  não se confundem com comandos operacionais para o crime. A pessoa não pode ser investigada criminalmente de forma arbitrária pelo Estado, sob a roupagem de responsabilidade objetiva e por manifestar críticas a autoridades, Poderes ou decisões.

Um dos temas que abordarei no II Congresso Brasileiro de Direito Administrativo Sancionador no IDASAN - Instituto de Direito Administrativo Sancionador Brasileiro será justamente a impossibilidade da responsabilidade objetiva no Brasil. Inserir cidadãos em inquéritos arbitrários apenas por suas manifestações pacíficas ou críticas aos poderes de Estado representa uma forma de responsabilidade objetiva, incompatível com a Constituição e com os tratados internacionais de direitos humanos.

Democracia não teme a palavra, teme a violência. Sem prova de incitação ou coordenação para atos violentos, criminalizar opiniões ou reuniões pacíficas equivale a violar direitos humanos.

Links para os decretos:

https://lnkd.in/dMZCauc6

https://lnkd.in/dDGbTi7G

hashtag#DireitoConstitucional hashtag#DireitosHumanos hashtag#EstadoDeDireito hashtag#CongressoJurídico hashtag#AmplaDefesa hashtag#Contraditório hashtag#LiberdadeDeExpressão hashtag#IDASAN hashtag#IICBDAS hashtag#DireitoAdministrativoSancionador hashtag#ResponsabilidadeObjetiva hashtag#FábioMedinaOsório

Fale
Conosco

Dispomos de vários canais de atendimento para que você possa entrar em contato com nossa equipe.

Fale Conosco